Jardim de Infância


Em funcionamento há mais de 40 anos, o Jardim de Infância do Livramento destaca-se como um espaço onde as crianças são o fator primordial, favorecendo as relações culturais, sociais e familiares.

Criado a pensar no bem-estar das crianças, no seu desenvolvimento, privilegiamos um espaço físico e relacional onde podem crescer e brincar em harmonia e segurança, viver experiências únicas e diferentes todos os dias e assim, aprender a conhecer o mundo que as rodeia.

O Jardim de Infância do Livramento é um espaço privilegiado para a formação integral, garantindo os direitos das crianças ao bem-estar, à expressão, ao movimento, à segurança, à brincadeira, à natureza e, claro está, ao conhecimento.


Privilegiamos

O papel ativo da criança na sua aprendizagem

Privilegia-se uma aprendizagem ativa e participativa, em que a criança aprende fazendo, através da experiência e descoberta, focaliza-se nas respostas às necessidades e às curiosidades, que promovam um desenvolvimento e crescimento harmonioso de cada criança. A aprendizagem é entendida como uma conciliação dos interesses e motivações da criança e das motivações do Educador de Infância, promotor de contextos educativos que permitam à criança desenvolver-se como ser competente e construtor de um mundo mais justo e solidário. Mobiliza-se a metodologia de Trabalho de Projeto que contribui para que as aprendizagens tenham um significado, sejam portadoras de sentido, envolvendo as crianças e os adultos, equipa educativa e famílias, na resolução de problemas reais e na busca de respostas desconhecidas.

A diversidade e a inclusão

A inclusão de todas as crianças implica a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, que respondam às características individuais de cada uma e atendam às suas diferenças, apoiando as suas aprendizagens e progressos. Dada a importância das primeiras aprendizagens, é atribuído à educação de infância um papel relevante na promoção de uma maior igualdade de oportunidades relativamente às condições de vida e aprendizagens futuras, sobretudo para as crianças cuja cultura familiar está mais distante da cultura escolar. Essa contribuição depende muito da qualidade do ambiente educativo e do modo como este reconhece e valoriza as características individuais de cada criança, respeita e dá resposta às suas diferenças, de modo a que todas se sintam incluídas no grupo. Assim, todas as crianças, independentemente da sua nacionalidade, língua materna, cultura, religião, etnia, orientação sexual de membro da família, das suas diferenças a nível cognitivo, motor ou sensorial, etc., participam na vida do grupo, sendo a diversidade encarada como um meio privilegiado para enriquecer as experiências e oportunidades de aprendizagem de cada criança.

A proximidade com as famílias

Para a construção de um ambiente inclusivo e valorizador da diversidade, procuramos que todos  - crianças, pais/famílias e profissionais -  se sintam acolhidos e respeitados. É, para nós, fundamental que pais/famílias sejam considerados como parceiros educativos. No Jardim de Infância do Livramento, conhecemos cada família pelo nome, porque entendemos que a relação entre a escola e a família é imprescindível para um percurso educativo de sucesso.


;